Quais são os eletrodomésticos que podem ser utilizados na tarifa bi-horária para poupar energia?

Pequenas mudanças nos hábitos podem ajudar a economizar energia. Falaremos de 8 dicas para que possas poupar na tua fatura de energia.
11 de out. de 2022
Quais são os eletrodomésticos que podem ser utilizados na tarifa bi-horária para poupar energia?
A tarifa bi-horária, como o próprio nome indica, é uma tarifa baseada em dois preços diferentes. Nesse sistema, o preço da eletricidade consumida varia ao longo do dia — o que significa, por exemplo, que, se programar a sua máquina de lavar para horários mais económicos, pode ter alguma poupança. A tarifa bi-horária baseia-se em dois horários:
Horas do vazio: trata-se do horário mais barato para o consumo de energia, compreendendo a noite (das 22h às 08h) e os fins de semana.
Horas fora do vazio: é o horário mais caro para o consumo de energia, compreendendo a parcela diurna (das 08h às 22h) dos dias úteis.
Para além disso, é importante saber que nas épocas do ano — como o verão e o inverno — alteram o valor da tarifa. Existem duas categorias de ciclos:
Ciclo diário: preço fixo todos os dias.
Ciclo semanal: preços diferentes nos dias úteis e nos fins de semana.
O valor mais barato da tarifa bi-horária no ciclo diário é das 22h até às 8h ao longo da semana. Contudo, os horários de fim de semana também são bons para se programar a máquina de lavar-loiça, lavar-roupa, assim como para utilizar o ar-condicionado ou o aquecedor.
Importante: esse horário pode variar entre o inverno e o verão.
Entenda na tabela abaixo:

Tipo de tarifa Ciclo horário Luz mais barata
Bi-horária Diário 22h - 8h
Bi-horária Semanal Durante a semana: 00h - 7h; Aos sábados
Invierno: 22h - 9h30 / 13h - 18h30.
Verão: 22h - 9h / 14h - 20h; Todo o dia de domingo.

Caso prefira deixar tudo para o fim de semana, a melhor opção é a escolha da tarifa bi-horária e do ciclo semanal. Lembre-se que: a tarifa bi-horária é adequada para quem consome 35% da energia em horário vazio.
Se achar a tarifa bi-horária vantajosa, contacte-nos e explicaremos tudo.